Histórico

As atividades das engenharias tiveram início no ano de 2008 com a implantação dos cursos de graduação em Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia de Minas, quando a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) ainda fazia parte da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Prezando sempre pela excelência no serviço público ao qual se destina, que é a oferta de educação de qualidade, a FENG avançou em diversas propostas de ensino, pesquisa e extensão nesse tempo de existência, fato que permitiu o reconhecimento desta instituição no âmbito acadêmico e profissional nacional e internacional.

No ano de 2019 a FENG passou a contar com mais um curso de graduação, o curso de Engenharia Mecânica. A proposta de implantação desse curso surgiu após professores e demais membros da comunidade acadêmica observarem as características regionais, econômicas e sociais da cidade de Catalão e da região sudeste do estado de Goiás.

A FENG também disponibiliza para a sociedade cursos de pós-graduação que permitem o aperfeiçoamento profissional, de forma que os conhecimentos adquiridos possam ser aplicados tanto no setor de pesquisas quanto no desempenho técnico das áreas de estudo.

São os cursos de pós-graduação ofertados pela FENG:

Chamamos atenção especial para os cursos de mestrado em Engenharia de Produção e Engenharia Civil, que tem se destacado bastante no cenário brasileiro e contam com alunos de diversas regiões do Brasil.

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, em nível de Mestrado, foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 26/10/2016, na 167a. Reunião do Conselho Técnico-Científico (CTC) na área Engenharias III (Parecer CNE/CES nº 145/2017).

Com uma única área de concentração em “Engenharia de Operações e Processos Industriais”, tem por objetivo formar profissionais capazes de atuar no desenvolvimento da pesquisa na área de Engenharia de Operações e Processos Industriais, para tratamento de problemas relacionados ao uso de recursos humanos, físicos e financeiros para geração de bens e serviços de classe mundial. Também é objetivo do curso formar futuros professores e pesquisadores em Engenharia de Produção para atuarem em universidades e institutos de pesquisa e órgãos governamentais para promover a melhoria das condições brasileiras neste campo do conhecimento.

O programa conta com a linha de pesquisa “Engenharia e Desenvolvimento de Produtos e Processos”. O curso de mestrado acadêmico é realizado nos períodos matutino e vespertino, de segunda à sexta-feira, entre atividades de aulas, pesquisa e orientações.

O curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC), da Universidade Federal de Catalão, criado em maio de 2019 (Resolução CEPEC nº 1633 - UFG), tem como objetivo a formação de recursos humanos com solidez teórica, analítica e experimental, levando, assim, a uma competência acadêmica, científica e de inovação para o desenvolvimento de pesquisas que visem estudar e solucionar problemáticas da Engenharia Civil e áreas de interface, com temas relacionados às áreas “Mecânica das Estruturas e dos Materiais” e “Construção Civil”. O Programa também tem como missão a fixação de pesquisadores na região, contribuindo para a interiorização da pesquisa tecnológica e científica em nosso país.

Atualmente a FENG conta com um quadro aproximado de 45 professores, 5 técnicos administrativos, 4 colaboradores, 800 alunos de graduação e 120 alunos de pós-graduação.

Os cursos de Engenharia, e seus laboratórios, estão distribuídos em dois locais distintos, totalizando aproximadamente três mil metros quadrados de área construída.

O primeiro local é o prédio das Engenharias, que consiste em uma edificação de três andares, totalizando 2.586,8 m2 de área construída. 

O segundo local consiste em um galpão alugado de 450 m2, onde é abrigado o Laboratório de Modelamento e Pesquisa em Processamento Mineral (LaMPPMin).

predio feng

Vista lateral do prédio da Faculdade de Engenharia

Créditos da Imagem: Welliton Alves, Assessoria de Comunicação - Universidade Federal de Catalão, 2015