ciclo curricularização

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PREC/UFAPE - realizará o I Ciclo de Formação em Curricularização da Extensão

Neste mês, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PREC/UFAPE - realizará o I Ciclo de Formação em Curricularização da Extensão. A Curricularização da Extensão se caracteriza pela inclusão de ações de extensão como componente curricular na matriz dos Cursos de Graduação, considerando a indissociabilidade ao ensino e à pesquisa. Ela está prevista na Lei 13.005/2014, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE), e na Resolução nº 7 MEC/CNE/CES de 18 de dezembro de 2018. Entre outras coisas, foi estabelecido na Resolução que: (1) as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos, as quais deverão fazer parte da matriz curricular; e (2) instrui o INEP a considerar, para efeitos de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento de cursos, bem como para o credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior.

A Curricularização da Extensão tem sido tema grandemente debatido entre as Universidades com a finalidade de trocas de experiências com aquelas que já estão mais avançadas neste processo. Assim, o evento contará com a participação de importantes representantes institucionais do país no debate sobre o tema, sendo de vital importância a participação dos servidores, visto que todos são responsáveis pela implantação e creditação das ações extensionistas na UFAPE.

O evento será remoto com início em 15 de fevereiro junto à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) no INTEGRA UFAPE (Youtube oficial da instituição). A programação continua pela PREC com ciclos de palestras e rodas de diálogos nos dias 16, 18, 20 e 24/02 (via link Google Meet aos inscritos). O evento terá 20 horas de carga horária total (CHT), certificadas pela PREC com um mínimo de 75% da CHT.

A PREC conta com a participação de todos(as) servidores(as) no evento para a construção conjunta da Extensão e da Cultura da UFAPE, em prol do cumprimento do seu papel social enquanto instituição pública de ensino superior no Brasil.

A programação do evento e link para inscrição (até às 23h59 de 14/02) encontram-se disponíveis no portal da UFAPE.
https://www.instagram.com/p/CZz9btrO05D/?utm_medium=share_sheet

Fonte: UFAPE

Categorias: Eventos