Estudantes participam de estágio de desmonte de rochas

Atividades foram realizadas em Araguari - MG, no destacamento do 2º Batalhão Ferroviário, nos dias 4 e 5 de outubro.

Por Fábio Gaio. Criada em 13/10/16 08:11. Atualizada em 13/10/16 08:55.

O Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CIECnst/2º B Fv) em parceria com a INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MATERIAL BÉLICO DO BRASIL (IMBEL) – FÁBRICA DA ESTRELA, a qual está sediada em MAGÉ/RJ, ministrou nos dias 4 e 5 de outubro, o Estágio de Desmonte de Rocha a militares do 2º Batalhão Ferroviário. No primeiro dia de estágio foi realizado um nivelamento de conhecimento, no tocante a normas de segurança e ao emprego de explosivos, assim como, foi ensinado a realizar o cálculo de carga para um desmonte de rocha em pedreira. No segundo dia foi realizada a parte pratica da atividade na residência de Britagem do 2º Batalhão Ferroviário, oportunidade em que aconteceu a preparação e o lançamento das cargas na bancada a ser desmontada. O evento também contou com a presença de acadêmicos do Curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Goiás e com representantes da empresa VLI (Valor da Logística Integrada). Prestigiou a  atividade o Chefe de Fabrica da IMBEL, unidade MAGÉ/RJ e dois engenheiros de minas da instituição, os quais apresentaram os produtos explosivos fabricados pela IMBEL, bem como ministraram aulas visando o emprego, preparo e cálculo de carga com produtos da Fábrica. Por fim, ressalta-se que foram utilizados produtos IMBEL para potencializar o desmonte da rocha da bancada, com enfoque principal na utilização inédita na pedreira do Batalhão de “BOOSTERS”, os quais fazem com que sejam aumentadas a pressão da onda de choque e a velocidade de detonação, em certos carregamentos de explosivo ou em situações onde altas velocidades da onda de choque são necessárias, resultando assim em 8550 mde material rochoso desmontado.

(texto com informações da página do 2BFv na internet)