heber

Planta auxilia limpeza de água residual

Tratamento natural da água resultante da produção do concreto, comprovado por pesquisa da UFG, pode inserir a atividade em ciclo sustentável.

   
Por Caroline Pires. Criada em 10/10/16 09:13. Atualizada em 13/10/16 17:32.
Texto: Silvânia Lima
Fotos: Divulgação
     

Durante o processo de produção, as usinas de concreto demandam grande consumo de água e enfrentam o desafio da poluição residual. Para cada metro cúbico de concreto são consumidos 500 litros de água, sendo metade na produção e a outra metade nas atividades ligadas a ela, gerando água residual, problema que exige solução eficiente. Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG) propõe o tratamento natural da água residual originada da produção de concreto com a utilização da planta Moringa Oleifera. 

Sob a coordenação do professor Heber Martins de Paula, da Regional Catalão da UFG, a pesquisa obteve êxito na utilização da semente da Moringa Oleifera, que se apresenta como um importante auxiliar na remoção da turbidez da água oriunda da produção do concreto. “Utilizando-se uma porção de 46,5% da semente da moringa e 53,5% de químicos, a experiência mostrou que, quanto maior a presença de resíduos na água, mais eficiência tem o tratamento proposto”, afirma Heber Martins. 

A associação da moringa aos coagulantes químicos potencializou o tratamento da água residuária do cimento, atingindo uma eficiência de 99,9% na remoção da turbidez da água. Esse resultado rendeu ao estudo o primeiro lugar, na categoria pesquisa, na 20ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, em 2014.

 

Planta auxilia limpeza de água residual 02.

Para a produção de concreto é utilizada uma grande quantidade de água

 

Com o tratamento, a água fica apta ao reuso na própria atividade, promovendo economia na demanda. De acordo com o professor, a introdução de um coagulante natural no processo de tratamento de água residual, minimizando os resíduos gerados e o consumo de água na produção, contribui para o desenvolvimento de um ciclo sustentável do concreto. “Soluções como esta são de grande importância pela eficiência, baixo custo e sustentabilidade”, afirma o professor.

A pesquisa fez parte da tese de doutorado do professor Heber Martins de Paula, realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o envolvimento de um grupo de professores, alunos e funcionários de uma usina de concreto em Catalão, Goiás. E, segundo ele, o estudo continua. “O objetivo da nova fase é destinar o resíduo sólido proveniente do tratamento da água como aglomerante na produção de blocos de concreto para fins não estruturais”, anuncia.

Planta Multiuso

Largamente utilizada em algumas regiões brasileiras, a Moringa Oleifera é conhecida como uma planta medicinal para muitos males. Dela muito se aproveita, das folhas, flores, vagens, raízes, casca, resina, sementes e óleo são registrados mais de 60 usos. Mas, são as propriedades purificadoras das sementes na água que mais rendem sua fama. Depositadas em águas turvas e barrentas, as sementes da moringa decantam as impurezas, reabilitando sua potabilidade. 

 

Planta auxilia limpeza de água residual 03

Com o tratamento proposto pelo professor a água fica apta ao reuso na própria atividade, promovendo economia na demanda

 

Fonte : Ascom/UFG